quinta-feira, 3 de julho de 2014

Meu mundo virtual

Sinceramente, não me lembro de ter lido tantas coisas sem argumentos sobre internet como nos últimos meses. As frases prontas das redes sociais viraram um tsunami virtual. Só que muitas vezes essas frases não expressam aquilo que as pessoas realmente pensam ou sentem. Talvez é como elas gostariam de pensar. Ou ser. Ou sentir. Mas nada é tão simples assim e o nosso pensamento é uma máquina que nunca descansa. Nem pisca.
Eu tenho percebido que alguns se importam demais com o que o outro pensa do que com aquilo que se passa dentro de nós. E que tudo gira em torno da inveja. E que se faça a campanha pela vida, "cada um cuida da sua".
Se esse realmente fosse o pensamento verdadeiro, jamais essas pessoas poderiam estar em uma rede social. Porque uma rede social não é só para mim, nem para você. É para milhares de seres. Seres que a gente nunca viu e nem sabe se existem de fato. Seres que são diferentes de você, de mim. Pessoas que pensam e agem de maneira  completamente diferente. Mas que por algum motivo estão acessando o mesmo lugar que você e eu ao mesmo tempo.
Se as pessoas realmente acreditam que a inveja tem facebook e instagram, o melhor é não ter nenhum dos dois. É um opção. Um pouco simples, apesar da gente sempre querer complicar as coisas. Saiba usar. É como um cartão de crédito. Você possui uma ferramenta rica nas mãos, mas precisa saber administrá-la. Caso contrário, o tombo pode ser grande. E jogar a sua vida amorosa e profissional no ventilador tem um preço alto. Muitas pessoas, pode ter certeza disso, vão te apoiar e te elogiar. E acredito que seja muito verdadeiro. Outras vão dar um print na tela e mandar para um amigo rindo de você. Outras vão te criticar.
Mas se a gente parar para pensar, a inveja está por todos os lados. Está no vizinho, na padaria, na reunião da escola do filho. Está em lugares onde menos imagianamos. As vezes, até na família. E não é só a inveja. É o rancor. A falta de amor com o outro. O ciúmes. A indiferença. Um turbilhão de sentimentos que muitas vezes não está visível, mas está presente no coração de alguém.
E uma coisa que infelizmente é natural do ser humano é criticar. Algumas pessoas nasceram para criticar as outras. Porque elogiar é tão difícil e criticar é fácil? Ainda tento encontrar respostas para essa pergunta. Mas eu sempre procuro acreditar que existem pessoas mal resolvidas. E nem sempre elas querem ser assim. A vida as vezes também não colabora. O que importa mesmo é saber quem somos e quais são nossos sonhos, planos e pensamentos perante a vida que levamos. E sermos felizes com o que somos e não com o que temos, no sentido material. E não ser infeliz porque eu não tenho tenho o que o outro tem. Claro, quem nunca sentiu uma pontinha de inveja daquela amiga que acabou de chegar de St Barth toda bronzeada? Ah desgramida, e eu aqui branca igual o reboco da parede! Mas isso é natural e passa. Pelo menos deveria passar.
As redes sociais viraram alvo de ironias e desavenças. Porque escrever é mais fácil do que falar. Quem xinga pela internet é porque muitas vezes não tem coragem de falar olhando nos olhos.
Mesmo assim eu ainda acho uma diversão. É para isso que tenho. Me divirto, choro, sinto saudades daqueles que estão longe (alô primos amados de Ribeirão Preto, Campo Grande e Anápolis).
Eu ainda acredito que vale a pena ter uma conta. Por diversão. Bem por isso.
Só com as crianças a atenção deveria ser dobrada. Elas ainda não têm a malícia virtual e maturidade para lidar com esse mar de sentimentos e informações.
Mas nós, adultos, temos.
E os chatos? E os invesojos? E os Corinthianos?
Deixem eles para lá. A vida também seria sem graça sem eles. O que seria de um Palmeirense sem um Corinthiano?
E que bom que alguns levam na esportiva. Essa é a essência da vida. Tirar proveito daquilo que é estressante e dolorido. E rir. Nem sempre é fácil, mas vale a pena tentar.
Todos somos chatos em alguns momentos de nossas vidas. Todos temos momentos de tristeza, de sonhos. Até de loucura. Somos seres humanos. Com sentimentos. Dores e frustrações.
Vamos viver a nossa vida, nos preocupar com aquilo que somos e torcer pelos outros. Sempre.
E elogiar.
Elogiar faz bem ao coração e a gente ainda faz o outro feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário