domingo, 28 de junho de 2015

Melancolia

Mesmo que tentamos, mesmo que queremos, não conseguimos ser felizes vinte e quatro horas por dia. Sete dias na semana.
Bom se fosse. Todo mundo seria feliz, alegre, sorridente. Bem como diz Vinícius de Moraes : "É bem melhor ser alegre do que triste."
Só que com o turbilhão de meteoros caindo sobre nossas vidas diariamente, fica difícil evitar, resistir ou esconder um estado de tristeza. É o filho que fica doente, o dia chuvoso e cinzento, as perdas e as pedras em nosso caminho.
A tristeza é inevitável. O estado de melancolia é sugestivo quando nos encontramos tristes.
E é na tristeza, mesmo sendo algo um pouco incompreensível, é que conseguimos muitas vezes reagir e voltarmos a ter estados de alegria.
Evitar a tristeza ou maquiá-la é produto da sociedade moderna. Nunca se vendeu tanto anti depressivos como hoje em dia. Mas, claro, cada caso é um caso. Eu sofri de melancolia profunda na Hemodiálise e ela se transformou em depressão. Então o melhor é procurar ajuda profissional.
Mas a melancolia, a tristeza a qual me refiro tem a ver muito com a cobrança que sofremos diariamente. Como se tivéssemos que ser felizes, termos famílias felizes, filhos felizes o tempo inteiro. Sabemos que isso, em tempo integral é impossível.
Até porque, é nos momentos de tristeza que conseguimos refletir. E tentar entender e compreender do porquê se está triste. É talvez o momento de nos olharmos. De enterdemos nosso eu. Nosso corpo e nossa alma. Esse é o momento crucial para voltarmos para si.
Evitar a tristeza virou obsessão, mas é através dela que nosso me mecanismo psíquico nos dá oportunidades de buscarmos soluções.
Pesquisas feitas recentemente mostram que as redes sociais têm causado mais tristeza do que alegria nas pessoas.
Fotos de viagens, lugares paradisíacos, aquele buquê de flores que você não esperava ganhar. Aquele domingo feliz onde a família está reunida e todos sorrindo felizes...
Eu adoro redes sociais e posto fotos sim. De diferentes tipos e lugares. São momentos felizes. Mas eu e outras tantas pessoas que postam coisas alegres, bonitas e felizes, lugares incríveis, também têm momentos de tristeza. Somos humanos.
Ter uma rede social para postar fotos de enterros, pessoas chorando e vídeos de violência não nos leva a lugar nenhum. Basta ligar a televisão. Muito melhor postar coisas boas, engraçadas, frases que nos façam refletir. Assim passamos energia boa para a pessoa do outro lado. Passamos luz.
Escuto muito falar em inveja. Mas não acredito nisso. A inveja, se existe, só faz mal a quem a sente.
Cada foto que vejo de um momento feliz de alguém ou de uma viagem fico feliz. Às vezes é como se viajássemos com a pessoa.
Vamos olhar para o outro, para imagens, textos, para as nossa angústias e tentar entendê-las.
E sem julgar o próximo, tentar ser feliz. Com o que temos. Com aquilo que somos.
Olhar para si e tentar novamente.
Os momentos de melancolia aparecerão.
Mas estar feliz com certeza é bem melhor do que estar triste.
E termino com uma frase que desconheço o autor:
"Aprendi que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito".




2 comentários: